Adolescentes criam um canudo inteligente para detectar drogas na bebida “boa noite Cinderela”
Três adolescentes americanas desenvolveram um canudo inteligente, chamado “Smart Straw”, que detecta drogas como “boa-noite cinderela” em bebidas, apenas pelo contato.
O canudo possui duas tiras para um teste químico. Ambos mudam de cor (azul, no caso) quando entram em contato com as substâncias GHB e Cetamina. Essas substâncias, quando ingeridas acidentalmente, deixam a pessoa sem controle sobre suas ações.
Carolina Baigorri, Susana Cappello e Victoria Roca – estudantes em Miami, nos Estados Unidos – tiveram a ideia em uma aula de empreendedorismo no ensino médio. “Nós queremos inspirar pessoas jovens, além de diminuir os estupros que acontecem em encontros”, dizem as meninas no site da invenção. Elas buscam ajudar as pessoas a ganhar mais “consciência do que acontece nos arredores”, seja em um bar, festa, e até mesmo consumindo bebidas não alcoólicas
Com a invenção, as jovens foram vencedoras de um prêmio em Miami, voltado para alunos de ensino médio. Os canudos têm baixo custo de produção e são fáceis de transportar, sendo assim acessíveis para bares, casas de festas e organizações estudantis armazenarem e distribuírem.
“As meninas discutiram e pesquisaram questões importantes para elas durante a formação da ideia na aula de empreendedorismo”, disse a professora da disciplina, Daniela Brenha, ao site americano Miami Herald. “Elas projetaram os canudos e estão aperfeiçoando a fórmula. Estamos muito orgulhosos delas”, declarou