Como fazer o cuscuz perfeito
Para os nordestinos, cuscuz de milho é uma preparação típica para o café da manhã ou da tarde. Pode ser servido só com uma manteiguinha, leite de coco, queijo branco, banana da terra ou ovo. Vai do gosto do freguês. E é algo tão generoso que você pode preparar um monte de massa de uma vez e guardar na geladeira. Na hora que quiser comer, coloca no cuscuzeiro e em 10 minutinhos ou menos está pronto!
Tem gente que prefere mais soltinho, outros mais grudadinho. Pra mim não tem segredo, então se você quiser fazer um cuscuz bem gostoso e bonito como o da foto, assista ao vídeo.
1 xícara de chá de farinha de milho flocada
1/2 colher de sopa de açúcar
1/2 colher de chá de sal
1/2 xícara de chá de água
Primeiro misture bem todos os ingredientes secos.
Depois acrescente a água e misture até incorporá-la em toda massa. Deixe descansando por 10 a 15 minutos. Prepare o seu cuscuzeiro e acrescente a massa. Ela deve ser colocada sem apertar, deixando-a mais soltinha mesmo (isso vai ajudar ao cuscuz não ficar “empapado”). Deixe cozinhando em fogo baixo para que não resseque. O ponto ideal do cuscuz é quando você aperta as costas da colher de leve na massa e ver que ela está elástica, ou seja, não afunda. Desligue e sirva ainda quentinho com o acompanhamento que preferir.