Perder peso com saúde: os 7 vegetais com mais proteínas da natureza
Incluir vegetais como a couve-de-bruxelas, o brócolis ou o espinafre em nossa dieta pode ser ideal para perder peso de maneira saudável.
Perder peso com saúde é, sem dúvida, o maior objetivo de toda pessoa que quer eliminar aqueles quilos a mais que se armazenam nos quadris, barriga ou no corpo todo em geral.
Sabemos que não é fácil. Os milagres não existem e a última coisa que deveríamos desejar é perder essa gordura de maneira rápida porque, então, o que estaremos fazendo será pôr em risco a nossa própria saúde.
De nosso lado, propomos o seguinte: uma primeira visita ao médico para avaliar seu estado físico. Mais tarde, estabelecer rotinas diárias e cumprir objetivos diários fáceis e motivadores.
- Uma caminhada diária, um pouco de exercício aeróbico, uma boa dieta são as chaves mais básicas no processo de perder peso.
Hoje, neste artigo, queremos falar sobre essa última chave: sua dieta.
Você tem ao seu alcance 7 vegetais fabulosos que a natureza nos oferece de presente para que possa se desfazer desses quilos e perder peso com saúde.
São os mais ricos em proteínas, os mais saborosos e os que mais proporcionarão benefícios.
Quer perder peso com saúde? Então, diga “sim” às proteínas
Antes de listar os 9 melhores vegetais que você pode consumir, queremos explicar a importância que as proteínas têm quando iniciamos qualquer plano para perder peso com saúde.
- Quando consumimos alimentos ricos em proteínas, conseguimos um efeito saciante prolongado.
- Isso não ocorre quando, por exemplo, consumimos simples carboidratos ou até alimentos doces. Nesses casos, o que experimentamos é mais fome.
- Outro dado que devemos considerar é que, se não prestamos atenção no aporte de proteínas quando realizamos uma dieta para perder peso, o que acontecerá é que perderemos massa muscular.
- Isso pode ser notado em muitas pessoas que, depois de terem perdido muito peso, percebem um excesso de flacidez em seu corpo e em sua pele… Perderam muita massa muscular!
- As proteínas – e devemos nos lembrar disso – favorecem a formação de músculos e diminuem a quantidade de gordura.
- Além disso, ao consumir alimentos proteicos, gastamos mais energia para digeri-los (termogênese).
Isso nos proporciona uma maior vantagem metabólica para queimar mais gordura.
Como você vê, são só vantagens. No entanto, não devemos nos exceder em seu consumo e o ideal é combinar as proteínas de origem animal (como o peito de peru) com os vegetais que agora vamos enumerar.
1. Espinafre
O espinafre é um dos vegetais verde-folhosos com mais nutrientes que podemos consumir.
- É um dos mais ricos em proteínas e, além disso, contém vários aminoácidos essenciais.
- Também contém grande quantidade de folato, manganês, magnésio, ferro, potássio, cálcio, vitamina A e vitamina C.
- Além de seu alto teor de proteínas, o espinafre contém compostos com alto poder antioxidante e que, além disso, permitem diminuir a inflamação.
Como proposta, sugerimos o seguinte: uma salada de espinafre, morangose nozes.
2. Agrião
O agrião é uma planta crucífera (como o brócolis ou a couve-de-bruxelas), que tem um alto teor de proteínas.
- Também contém boas quantidades de vitaminas A, do grupo B e C e minerais (cálcio, manganês e potássio).
- Por outro lado, convém saber que, se escolhermos ferver o agrião em água, ele perderá todo o seu teor de antioxidantes. Portanto, tente comê-lo cru em saladas.
3. Brotos de alfafa
Você já experimentou os brotos de alfafa? Dão um toque original a nossos pratos e não têm quase nenhuma caloria, mas sim muitos nutrientes.
- Também contêm vitaminas do grupo B, C e K e minerais como o ferro, magnésio, fósforo, zinco e cobre.
Como um dado que pode interessar, também destacamos que os brotos de alfafa são muito bons pra diminuir o colesterol ruim (LDL), para aliviar os sintomas da menopausa e também para prevenir a osteoporose.
Como resistir a eles?
4. Couve Napa (couve-chinesa)
Você vai adorar a couve napa. Ela ajuda a perder peso com saúde, além de oferecer um toque saboroso e original a todos os nossos pratos.
- Contém um grande teor de proteínas, assim como de cálcio, potássio, manganês, ferro e vitaminas A, C e K.
- Por outro lado, e graças a seu poder antioxidante, poderemos combater diferentes tipos de câncer.
Não hesite em incluir a couve napa em sua lista de compras.
5. Aspargos
O aspargo é um vegetal muito conhecido por ter um alto teor de nutrientes. Por exemplo, com 134 gramas de aspargos conseguimos em média umas 2,9 gramas de proteínas.
- Também é uma excelente fonte das vitaminas A, do grupo B, K e minerais (cobre, manganês, fósforo e magnésio).
- Destacamos também seu teor de fruto-oligossacarídeos, que têm uma ação probiótica ao estimular o crescimento de bactérias benéficas em nossa flora intestinal.
Podemos preparar os aspargos ao forno, grelhados ou fervidos no vapor. De qualquer forma, são deliciosos e saudáveis.
6. Brócolis
O brócolis também é um vegetal muito rico em proteínas e que podemos consumir cru ou cozido.
- Quase não tem calorias, é saciante e nos proporcionará grandes quantidade de compostos vegetais e flavonoides, como o kaempferol.
- Se você cozinhar o brócolis no vapor, quem mais agradecerá será seu fígado. Além disso, assim reduziremos também nossos níveis de colesterol.
7. Couve-de-bruxelas
- A couve-de-bruxelas é sensacional para perder peso. É uma boa fonte de proteínas, fibra e vitaminas.
- Além disso, um dado que você vai gostar de saber é que é um tipo de vegetal que cuida de nosso intestino, já que nos ajuda a eliminar as bactérias nocivas.
- Podemos cozinhá-la no vapor ou assadas ao forno. São um acompanhamento ideal para qualquer prato.
Para concluir, essas sugestões são muito boas para criar um plano a fim de perder peso com saúde. No entanto, não descuide também da proteína animal da carne magra e, como não, de complementar sua dieta com um pouco de exercício.
Comece hoje mesmo: É possível perder peso com saúde!