Dieta Mediterrânea: o que é, benefícios e como fazer
A dieta mediterrânea, também chamada de dieta do mediterrâneo, é baseada no consumo de alimentos frescos e naturais como azeite, frutas, legumes, cereais, leite e queijo, sendo necessário evitar produtos industrializados como salsicha, comida congelada e bolos em pó.
Essa dieta na verdade é um tipo de alimentação que ajuda a mudar o estilo de vida, e nem sempre precisa ser com poucas calorias para ajudar a emagrecer, pois ela naturalmente melhora o metabolismo e favorece o controle do peso.
Benefícios da dieta mediterrânea
A dieta mediterrânea não é somente uma dieta de perda de peso, sendo um estilo de vida, normalmente presentes nos países à volta do mar mediterrâneo. Seus principais benefícios para saúde são:
- Menor risco de desenvolver doenças cardiovasculares, câncer, diabetes e doenças degenerativas;
- Protege o corpo da aterosclerose e da trombose;
- Tem mais nutrientes do que os alimentos industrializados, fornecendo mais nutrientes ao corpo;
- Ajuda a variar mais a alimentação, sendo bom para o paladar das crianças, fazendo com que seja mais fácil que elas comam legumes, verduras e saladas.
Para seguir realmente o estilo de vida da dieta mediterrânea deve-se consumir diariamente alimentos de origem vegetal, frescos, pouco processados, sazonais e locais, preferindo comprar em pequenos mercados e lojas de hortifruti, do que em grandes supermercados.
Confira os benefícios de uma dieta mediterrânea, no vídeo seguinte:
Fonte: https://www.tuasaude.com/