Personal responde: existe aquecimento ideal para os dias frios?
As temperaturas baixas exigem um preparo redobrado para encarar o treino
Parece que as estações mais frias do ano trazem consigo a preguiça de malhar. Afinal, quem nunca colocou o despertador no modo soneca só porque o clima debaixo do cobertor estava muito mais tentador do que o da academia, que atire a primeira pedra. Além da dificuldade de sair da cama, tudo parece mais difícil: os movimentos ficam complicados de realizar, e até o corpo demora mais para responder aos estímulos. Não é à toa. “A tendência da temperatura corporal é estar mais baixa mesmo. Por isso é tão importante caprichar no aquecimentoantes da atividade física”, afirma o educador físico Pedro Gorgulho, diretor técnico da rede de academias Biofisic, de Minas Gerais.
É preciso, então, preparar seus músculos e articulações para qualquer exercício a ser realizado, seja no verão, primavera, outono ou inverno. “Aquecer adequadamente faz com que haja um aumento da circulação de sangue, uma ligeira elevação da frequência cardíaca e até a liberação de hormônios que melhoram a resposta do organismo ao estímulo físico”, explica o educador físico.
Contudo, a ideia de que no frio o cuidado precisa ser redobrado é verdade. Nessas condições climáticas, a circulação de sangue nas nossas extremidades diminui em uma tentativa do corpo de preservar a temperatura dos órgãos mais importantes. “Atividades intensas com a musculatura pouco irrigada, além de serem menos eficazes, expõem os músculos a um maior risco de lesões, diz Pedro.