Quatro dicas para cozinhar ovos de forma mais saudável
Ovos cozidos: benefícios nutricionais incluem aumento de energia, auxílio na redução de peso, estímulo à memória e proteção à visão.
Os ovos tem inúmeros benefícios para a saúde e especialistas recomendam que seu consumo seja incluído em todos os tipos de dieta.
Por ser rico em proteínas, vitaminas e nutrientes essenciais para o organismo, o consumo de ovos proporciona benefícios como aumento de energia, auxílio na redução de peso, estímulo à memória e proteção à visão.
Para garantir que o organismo aproveite o máximo desses potenciais, o Instituto Ovos Brasil listou algumas dicas essenciais:
Escolha um método de cozimento de baixa caloria
Algumas maneiras de preparar os ovos não adicionam calorias extras ao alimento, como os ovos pochê ou cozidos.
Por essa razão, essas modalidades de preparo são ideais para quem quer adotar uma dieta menos calórica.
Escolha óleos mais estáveis a altas temperaturas
Cada óleo possui um “ponto de fumaça” diferente. Esse índice define a temperatura em que ocorre uma reação química na estrutura da gordura que produz a acroleína, substância tóxica para o organismo.
Para preparar alimentos fritos, os melhores produtos a serem utilizados são aqueles que permanecem estáveis a temperaturas elevadas.
Os mais indicados para o preparo de ovos fritos são óleo de girassol, azeite ou óleo de coco.
A manteiga, apesar de conferir um sabor especial ao ovo frito, possui um ponto de fusão (quando se torna líquida) muito baixo, por isso requer muito cuidado durante o preparo.
Prepare receitas combinadas com legumes
Ovos e vegetais formam combinações saborosas em omeletes ou ovos mexidos, por exemplo.
Aproveitar essa vantagem para consumir mais alimentos saudáveis consiste em uma ótima estratégia de somar os benefícios dos ovos às fibras e vitaminas presentes nos vegetais.
Cozinhe pelo período ideal para não perder nutrientes
Quando o ovo é cozido durante muito tempo, o calor faz com que se percam alguns nutrientes presentes no ovo, como as vitaminas do Complexo B.
Além disso, os carotenoides zeaxantina e luteína podem se oxidar.
O tempo ideal para garantir que o ovo permaneça rico em nutrientes é de 12 minutos.
fonte: IOB – Instituto Ovos Brasil