Vinho com Alho Emagrece?

Vinho com Alho Emagrece?

Você já ouviu falar que vinho com alho emagrece? Essa é uma das promessas que surgem quanto a produtos, bebidas e receitas que podem favorecer a perda de peso. Você irá conferir a seguir se isso é verdade mesmo ou se não passa de um mito.

Isso porque, antes de aderir a qualquer uma dessas promessas, precisamos confirmar que elas realmente podem auxiliar e, mais importante que isso, que não vão prejudicar a nossa saúde de alguma maneira.

Antes de começarmos nossa análise, vale a pena você conhecer todos os benefícios do alho e os benefícios do vinho para a saúde comprovados cientificamente.

Será que o vinho com alho emagrece?

A personal trainer Sara Angle apresenta o vinho como uma das bebidas que pode favorecer o processo de queima de gorduras por parte do corpo.

Segunda ela, a uva muscadine de coloração escura, que é utilizada na produção de alguns vinhos tintos, é composta por uma substância química conhecida pelo nome de ácido elágico.

De acordo com uma pesquisa conduzida por pesquisadores da Universidade do Estado de Oregon, da Universidade da Flórida e da Universidade de Nebraska, nos Estados Unidos, o ácido elágico desacelerou o crescimento de células de gordura já existentes, assim como a formação de novas células do tipo.

A pesquisa em questão associou células humanas adiposas (de gordura) e hepáticas a quatro substâncias químicas naturais encontradas nas uvas muscadine, entre elas o ácido elágico.

O estudo indica que a ingestão de vinho tinto em moderação pode melhorar a saúde de pessoas com sobrepeso, auxiliando-as a melhorar a queima de gorduras.

Entretanto, o bioquímico e biólogo molecular Neil Shay, um dos pesquisadores envolvidos no estudo, alertou que esses compostos químicos de origem vegetal como o ácido elágico não promovem milagres em relação à perda de peso.

Shay foi enfático e disse que eles não descobriram e nem esperam que os compostos provoquem melhoras em relação ao peso corporal. Porém, ao estimular a queima de gorduras, especialmente no fígado, eles podem melhorar a função hepática em pessoas com sobrepeso.

Além disso, a personal trainer Sara Angle alertou que não se deve exagerar no consumo do vinho: “Uma taça aqui e outra ali está ok – mais do que isso, você vai perder qualquer benefício para a saúde”, afirmou.

Até porque as bebidas alcoólicas como o vinho possuem calorias e o seu consumo exagerado, principalmente ao lado de refeições que já sejam ricas em calorias, vai favorecer o acúmulo de calorias no corpo.

O alho

Para sabermos se o vinho com alho emagrece, não basta falarmos apenas do que foi apontado sobre o vinho em relação à perda de peso, também precisamos conhecer o que foi dito sobre o alho neste sentido.

O bacharel em fisiologia médica e mestre em nutrição do esporte aplicada, Frank Yemi, afirmou que o alho é um ingrediente que pode contribuir com a perda de peso, porém, alertou que não devemos esperar que o alimento opere milagres.

“Criar um déficit de calorias com uma dieta balanceada e exercícios regulares é vital para a perda de peso efetiva. Você deve consultar um médico antes de utilizar grandes doses de alho para a perda de peso”, explicou Yemi.

O mestre em nutrição do esporte aplicada mencionou um estudo em que ratos foram alimentados com uma dieta rica em gorduras durante oito semanas para que se tornassem obesos.

Depois disso, alguns dos ratinhos receberam suplementos de alho ao longo de sete semanas, completou Yemi. Segundo o bacharel em fisiologia médica, os animais que receberam o alho experimentaram uma diminuição no peso corporal e na gordura.

Entretanto, o mestre em nutrição do esporte aplicada alertou que, apesar desses resultados parecerem encorajadores, a pesquisa em questão teve porte pequeno e os efeitos apresentados podem não ocorrer com seres humanos.

Yemi falou ainda a respeito de outra pesquisa, desta vez divulgada na publicação Nutrition Research and Practice, que tinha o intuito de avaliar os efeitos do extrato de alho envelhecido em combinação com a prática regular de exercícios físicos em relação ao risco cardiovascular em mulheres na pós-menopausa.

“Por três meses, as mulheres tomaram o extrato de alho ou um placebo. Aquelas que receberam o extrato de alho envelhecido experimentaram significativas perdas de gordura e peso corporal, em comparação às participantes que ingeriram o placebo”, relatou o bacharel em fisiologia médica.

Entretanto, não deixe de observar que esses estudos foram conduzidos com suplementos e extratos de alho. Como não sabemos se os mesmos efeitos podem estar presentes no consumo habitual do alho ou na mistura de vinho com alho, não temos segurança para afirmar que, com base nessas pesquisas, podemos dizer que vinho com alho emagrece.

Mais importante do que saber se vinho com alho emagrece

É sempre ter em mente que nenhuma receita, comida ou bebida consegue promover o emagrecimento sozinha, como em um passe de mágica. Por mais que eles possam nos dar uma força, é toda a composição de uma alimentação que tem grande influência em relação à forma física.

Portanto, se você deseja e/ou necessita emagrecer, procure seguir uma dieta controlada, equilibrada, nutritiva e saudável. Para quem tem dificuldades de começar a seguir ou manter-se nesse tipo de alimentação, vale muito a pena procurar o auxílio de um bom nutricionista.

O profissional é qualificado para indicar uma dieta que além de auxiliar a atingir os objetivos, também forneça todos os nutrientes e a energia que o organismo precisa receber para funcionar apropriadamente. O nutricionista também é o profissional mais indicado para ensinar como utilizar o vinho e o alho na dieta para favorecer o emagrecimento.

Fonte: https://www.mundoboaforma.com.br/

Quilos Mortais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *